"As declarações contidas neste blog possuem caráter informativo. Consulte um profissional para uma alimentação individualizada e exercícios físicos adequados. Todos os comentários deste blog são respondidos no próprio blog e apenas a postagem mais recentes podem receber comentários. Sejam bem vindos, obrigada pelo carinho e voltem sempre"!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Receita de farinha proteica - Fonte de fibras e proteínas

Vitamina de abacaxi com leite desnatado, adoçante e farinha proteica. Ideal para o pré-treino para quem não faz suplementação.
Como eu havia prometido no facebook, aqui vai uma receitinha de farinha de fibras super proteica que eu resolvi criar com os ingredientes que minha nutricionista sugeriu que eu utilizasse nessa nova fase de reeducação alimentar. Como foi sugerido usar um, ou outro ingrediente nos sucos, vitaminas, shakes e até saladas, resolvi misturar todos para ter todas as fontes de fibras e proteínas em uma única porção. Pesquisei na internet a possibilidade e vi que era possível, aliàs, tem muitos produtos industrializados que misturam essas substância em um único alimento. Geralmente uso no preparo de vitaminas pré-treino, pois seu alto teor de fibras causa sensação de saciedade e o alto teor proteico ajuda na construção muscular. Vamos ao preparo? Você pode encontrar estes produtos em grandes supermercados e também em lojas de produtos naturais. Ah, e o sabor é muito bom!

Para 1kg de farinha proteica você vai precisar de:


  • 250g de Quinoa em flocos
  • 250g de farinha de Amaranto
  • 250g de farinha de linhaça
  • 250g de granola


Basta misturar tudo sem bater no liquidificador e colocar em um pote de vidro para conservar. Você pode consumir em até 3 meses, pois se bem acondicionada ela tem essa durabilidade. Deixe para bater no liquidificador apenas durante o preparo da vitamina. Em caso das saladas, o ideal é que seja misturada da forma que está.

Sugestão de preparo de vitamina pré-treino

1 rodela de abacaxi (ou outra fruta de sua preferência)
300 ml de leite desnatado
2 colheres de sopa de farinha proteica
adoçante à gosto

Bata tudo no liquidificador e tome em seguida. Não reutilizar caso sobre.

Informações sobre os ingredientes:

Linhaça: É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Quinoa: "O grão tem a quantidade ideal de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos". Rica em fibras, a quinoa dá a sensação de estômago cheio, fazendo dela um auxiliar da dieta. E os fitoestrogênios, substâncias naturais que "imitam" a ação do estrogênio no organismo, ainda combatem os sintomas da TPM e da menopausa.

Amaranto: O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite. É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.

Granola: A Granola é um alimento composto que oferece aos seus consumidores um grande numero de nutrientes, que são necessários para o organismo trabalhar de forma correta e não ter futuros problemas, a granola hoje em dia é muito utilizada em dietas que combatem os transtornos intestinais. Alguns nutricionistas explicam que o mix de grãos que é a Granola pode tanto emagrecer quanto engordar, tudo vai depender de como a granola está sendo consumida. Quando presente em uma dieta balanceada com outros alimentos que controle o seu gasto calórico, com certeza a granola lhe ajudará a perder peso, porém, se consumida com alimentos que não controlem seu gasto calórico, a granola fará com que se ganhe peso.



Fica a dica!

12 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
  2. Oi Marcélia,
    Estava lendo as reportagens das revistas. Conheci sua historia no site emagrecer de vez. Comecei a me exercitar e a diminuir as besteiras, mas como vc disse nao e facil, a autoestima, autoconfianca, estao muito baixas, a sensacao e de q nao daremos conta. :(
    Ontem minha irma ja comecou a por na minha cabeca para eu fazer lipo, mas tenho muito muito medo e tb sei q se eu fizer direito a reeducacao e os exercicios conseguirei.
    O q vc me aconselha!? Podes me ajudar de alguma forma!?
    Peso 80 kg, para 1,65m, com 34 anos. :(
    Vou ler sua história desde o inicio, e comecarei a preparar esse chá de gengibre. Sobre o de limao vou pensar. ;)
    O cha de gengibre pode ser feito de manha e levar para o trabalho!?
    Parabens pela forca! Muito bonito ver alguem vencer. ;)
    Bjsssss.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só aconselho duas coisas iniciais: reeducação alimentar e atividade física e muita determinação. Saúde em primeiro lugar e habitos de vida saudáveis, pois sem reeduca~ção qualquer metodo de emagrecimento nao sera permanente. Obrigada pelo carinho

      Eliminar
  3. A pergunta que não quer calar, e o gosto é bom?
    Antes do treino vc só toma a vitamina? Nada pra comer?

    Beijos e bom fds!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só a vitamina e o gosto é bom sim. tem fruta e castanha fica parecendo guaraná da amazonia =)

      Eliminar
  4. Cade vc!?
    Entro todos osdias aqui na esperanca de q vc ja tenha respondido meus posts anteriores. :)
    Epero q esteja td bem.
    Bs...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui, flor. Correria de fim de ano. Mas já estou aqui =) Bom ano pra vc

      Eliminar
  5. Ola, eu tenho um blog que relata a minha luta pelo peso ideal, sigam me por favor, os vossos comentários vão me dar força para continuar.
    http://diariomeupeso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Marcélia, adorei seu blog, e parabéns pelas suas conquistas... é uma coisa que persigo a vida toda.
    Estou fazendo atividade física a tarde e queria saber sua sugetão de pós treino... não treino tanto quanto vc, mas faço 40 minutos todos os dias de circuito... e estou na duvida do que comer após o treino para secar a gordura. Se puder pe ajudar agradeço!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como estou treinando pela manhã, tomo vitaminas de fruta com sanduíche de pão integral, clara de ovos e peito de peru. Quando eu treinava a noite comia salada e bastante peito de frango no pós treino. Tiro e queda nas gordurinhas. Obrigada pelo carinho

      Eliminar